Sites Grátis no Comunidades.net

O Mundo de Harry Potter na web



Total de visitas: 9095
O Quadribol

O campo
O campo onde o jogo ocorre tem formato oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui, de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro para defendê-las da goles lançada pelos artilheiros do outro time.


Bolas
O Quadribol possui três diferentes tipos de bolas: uma goles (quaffle), dois balaços (bludgers) e um pomo de ouro (golden snitch ou snitch dourada na versão portuguesa).


Balaços
Os primeiros balaços (ou "pedraços") eram, como vimos, pedras voadoras, e na época de Mumps tinham sido meramente desbastadas para assumirem uma forma arredondada. Apresentavam, porém, uma importante desvantagem: podiam ser quebrados pelas maças magi-camente reforçadas dos batedores do século XV, caso em que todos os jogadores passavam a ser perseguidos pelos fragmentos da pedra pelo resto da partida. Provavelmente deve ter sido esta a razão de alguns times de quadribol começarem a experimentar balaços de metal no início do século XVI. Ágata Chubb, especialista em artefatos mágicos antigos, já identificou nada menos que doze balaços de chumbo desse período, encontrados tanto em turfeiras irlandesas quanto em brejos ingleses. "São, sem a menor dúvida, balaços e não balas de canhão", escreve ela.

As leves mossas dos bastões magicamente reforçados usados pelos batedores são visíveis bem como as marcas inconfundíveis de manufatura bruxa (em oposição à trouxa) - a lisura da curvatura, a perfeita simetria. Um fato decisivo foi que cada um dos espécimes voou pelo meu escritório e tentou me derrubar no chão quando sua caixa foi aberta.

Com o tempo, os bruxos descobriram que o chumbo era demasiadamente macio para a fabricação de balaços (qualquer mossa deixada nele afetava sua capacidade de voar em linha reta). Atualmente eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los. Se permitirmos que ajam livremente, eles atacarão o jogador mais próximo, donde a tarefa do batedor é rebater os balaços para o mais longe possível do seu próprio time.


Goles
A goles (em Portugal: quaffle) é usada pelos artilheiros para marcar gols em um dos três arcos. Cada gol corresponde a dez pontos.

Era inicialmente uma bola de couro pesado e não se aproximava em nada do formato redondo de hoje. Mais tarde ganhou um formato redondo e sem saliências, sendo equipada com uma alça de couro para facilitar seu controle. Séculos depois, a goles ganhou três cavidades e pintura marrom. Eventualmente foram adicionados um feitiço de levitação leve, para evitar que ela caísse muito rápido, e um feitiço de aderência para facilitar seu controle; sua cor foi mudada de marrom para vermelho, para facilitar sua localização caso caia num chão lamacento ou de terra. Atualmente, a goles tem 30,5 centímetros de diâmetro.


Pomo de Ouro (Snitch)
Como o nome indica, é uma bola dourada. É minúscula (cabe na palma de uma mão) e se move aleatoriamente pelo estádio com suas pequenas asas extremamente velozes. O Pomo de Ouro (Snitch)costuma decidir jogos, pois o seu apanhamento delimita o fim de uma partida. Cada time possui um apanhador que tem de ficar sobrevoando o campo até encontrá-lo. A equipe que o captura ganha 150 pontos.

Credita-se a sua invenção a Bowman Wright, um competentíssimo encantador de metais. Foi inventado para substituir o uso do Pomorim Dourado (animal mágico muito rápido), que era solto no início do jogo devendo ser capturado.


Os jogadores
Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros (chasers), dois batedores (beaters), um apanhador (seeker) e um goleiro (keeper).


Apanhador (Seeker)
A função do apanhador é capturar o Pomo de ouro (em Portugal: Snitch Dourada). Em cada time de Quadribol existe um apanhador; se este for atingido por um balaço, não pode ser substituido.
Artilheiro (Chaser)
Os artilheiros são os únicos, além do goleiro (Keeper), autorizados a manter a posse da goles (Quaffle); sua função é marcar gols. Cada time possui três artilheiros. São sujeitos aos ataques dos balaços (Bludgers), por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.


Batedor (Beater)
Há dois batedores em cada time, equipados com um taco cada. O seu objetivo é afastar com bastonadas os balaços (em Portugal: Bludgers) dos jogadores da sua equipa e colocá-los na rota dos adversários. Protegem os apanhadores (seeker).

Em geral são escolhidos rapazes para essa posição, por causa da força física necessária para manejar os tacos e rebater os balaços, mas garotas também podem ser batedoras.

São jogadores que precisam de muita habilidade para voar e ter grande equilíbrio porque, às vezes, é preciso usar as duas mãos para rebater um balaço mais violento.


Goleiro (Keeper)
O goleiro é o jogador de Quadribol encarregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles (em Portugal:quaffle), marquem gols. No ínicio do Quadribol, os goleiros amarravam-se aos aros com uma corda, para não saírem de perto deles. Hoje existe uma área que facilita o serviço.


Manobras
A manobra de Ploy é uma manobra realizada por dois artilheiros para diminuir as defesas adversárias, colocando um ou mais artilheiros fora da jogada por alguns instantes. Um artilheiro, de posse da goles, penetra na defesa adversária e sobe, com o intento de atrair um ou mais adversários a segui-lo; então, ele larga ou atira a goles para um companheiro voando mais abaixo, que vai ter um adversário a menos com que se preocupar por um tempo. Foi mencionada pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante a Copa Mundial de Quadribol. A "vítima" foi a artilheira búlgara Ivanova.

A finta de Wronski é o movimento mais perigoso e, consequentemente, um dos mais famosos do quadribol. Consiste em um dos apanhadores voar mais alto e mergulhar, de forma a atrair a atenção do outro apanhador, que acha que o adversário viu o pomo de ouro. O objetivo é fazer o apanhador-alvo seguir o realizador da finta, até que o realizador se desvia do chão, surpreendendo o alvo, que colide com o solo.

O rebate duplo é um movimento em que dois batedores rebatem um balaço ao mesmo tempo, imprimindo-lhe uma força capaz de deixar um adversário desacordado.

A Pancada de Fingbourg é um dos movimentos mais perigosos e eficientes que um artilheiro de Quadribol pode realizar. Primeiro ele se aproxima da área e pára por pouquíssimo com a vassoura a 90º, então arremessa a goles para o alto e deixa ela atingir o ponto mais alto na sua trajetória de subida neste nanosegundo em que a goles pára no ar ele desmonta de sua vassoura e a segura como um bastão de beisebol e então acerta com força a goles (agora caindo), realizando um tiro quase indefensável para o goleiro adversário.

A formação de ataque Hawkshead (cabeça de falcão) é a mais usada. Permite aos artilheiros realizarem uma manobra frontal e poderosa, com o portador da goles um pouco mais à frente da formação, que movimenta-se em V. É muito usada pelos ingleses e irlandeses.


Vassouras
Ao longo da série são mencionadas seis diferentes marcas de vassoura: Nimbus, Silver Arrows, Shoting Star, Comet, Cleansweep e Firebolt.


Firebolt
A Firebolt (Flecha de Fogo na versão portuguesa) é a vassoura mais rápida do mundo; Harry Potter é um dos poucos proprietários desse modelo. O time internacional da Irlanda utilizou sete dessas vassouras para a Copa Mundial de Quadribol e foi por isso considerado o favorito ao longo da competição dos colhões.

Vassoura fabricada com tecnologia de ponta, a Firebolt possui um cabo de freixo, superfino e aerodinâmico, acabamento com resistência de diamante e número de registro entalhado na madeira. As cerdas da cauda, em lascas de betula selecionada à mão, foram afiladas até atingirem a perfeição aerodinâmica, dotando a Firebolt de equilíbrio insuperável e precisão absoluta. A Firebolt atinge 240km/h em dez segundos e possui um freio de ação inquebrável.
Copa Mundial de Quadribol
A Copa Mundial de Quadribol (Taça Mundial de Quidditch, na versão portuguesa) é o torneio mais importante de quadribol. É disputado pelas seleções nacionais de diferentes países.

No quarto livro da série, Harry assiste com seus amigos à final de uma das edições desse campeonato. A equipe da Irlanda vence a partida, mesmo com o apanhador da Bulgária, Viktor Krum, marcando 150 pontos ao apanhar o pomo-de-ouro.

Esta é uma lista de equipes de quadribol citados no livro Quadribol Através dos Séculose na saga de Harry Potter.

O quadribol (Portugal: quidditch) é um esporte fictício criado pela escritora inglesa J. K. Rowling para sua coletânea, a série Harry Potter.

A medida que a trama se desenvolve, a autora criou algumas equipes de quadribol para ilustrar os diálogos entre os personagens, chegando a criar campeonatos, seleções e até um mundial, a Copa Mundial de Quadribol.
Hogwarts
Existem 4 times de Quadribol na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Cada um representando uma das 4 casas:

Grifinória
Sonserina
Lufa-Lufa
Corvinal

[editar] Times no Reino Unido
(Grã Bretanha ou Irlanda)


[editar] Puddlemere United
O Puddlemere é a equipe favorita de Dumbledore. Não se sabe o porque desse nome, já que não há nenhuma cidade com o nome de Puddlemere na Grã-Bretanha, embora haja um Puddletown.

Foi fundado em 1163, sendo o time mais velho da Liga. Seu uniforme é azul-marinho com dois juncos dourados cruzados sobre o peito.

Puddlemere tem a seu crédito vinte e dois campeonatos da Liga e duas Taças Européias.


[editar] Flechas de Appleby
Os Flechas de Appleby (Appleby Arrows) foi fundado em 1612. Usam vestes azul-claro com uma flecha prateada. São muito rivais dos Vespas de Winbourne. Os torcedores tinham o hábito de atirar flechas com suas varinhas após os jogos, mas isso foi proibido.


[editar] Catapultas de Caerphilly
Os Catapultas de Caerphilly (Caerphilly Catapults), de País de Gales, foram formados em 1402. Usam vestes com listras verde-claras e vermelhas. A respeitável história do clube inclui 18 vitórias em campeonatos da Liga e um famoso triunfo na final da Taça Européia, em 1956, quando derrotou o time 43 norueguês dos Papagaios de Karasjok. A trágica perda de seu jogador mais famoso, "Daí" Llewellyn, o Perigoso, devorado por uma Quimera quando passava as férias em Mykonos, na Grécia, levou à decretação de um dia de luto nacional entre os bruxos e bruxas galesas.

A Medalha Comemorativa de Daí, o Perigoso, é atualmente concedida no fim da temporada ao jogador da Liga que tiver se exposto aos riscos maiores e mais eletrizantes durante uma partida.


[editar] Canhões de Chudley
Os Canhões de Chudley (Chudley Cannons) é conhecido por ser o time do amigo de Harry, Ron Weasley. O uniforme é laranja e o escudo tem uma bala de canhão voando entre dois C pretos.

De acordo com o livro, o time ganhou 21 vezes a Taça da Liga (o campeonato britânico de Quadribol), a última em 1892, e vem muito mal nos campeonatos, mas seus fãs devotos vivem a esperança de um renascimento. O lema do time mudou em 1972, de Nós venceremos para Vamos só cruzar os dedos e esperar o melhor.


[editar] Falcões de Falmouth
Os Falcões de Falmouth (Falmouth Falcons) usam vestes branco e cinza-chumbo com a cabeça de um falcão estampada no peito. O time é conhecido pelo jogo duro, uma reputação consolidada por seus batedores mundialmente famosos, Kevin e Carlos Broadmoor. Os dois jogaram pelo clube de 1958 a 1969 e suas faltas resultaram em nada menos que catorze suspensões aplicadas pelo Departamento de Jogos e Esportes Mágicos. O lema do clube: "Vamos vencer, mas se não pudermos, arrebentaremos o adversário!"


[editar] Harpias de Holyhead
O Harpias de Holyhead (Holyhead Harpies) é um time galês muito antigo, fundado em 1203. Ele sempre foi formado umicamente por bruxas. As vestes do Harpias são verde-escuras e têm uma garra dourada no peito. Segundo entrevista com J. K. Rowling, após a escola Ginny Weasley entra para a equipe, ficando até o momento em que decide abandonar para cuidar da família.

A derrota infligida pelo Harpias aos Gaviões de Heidelberg em 1953 é considerada, pela maioria dos entendidos, um das melhores partidas de Quadribol a que já se assistiu. Com a duração de sete dias, o jogo foi encerrado com a espetacular captura do pomo pela apanhadora do Harpias, Dulce Griffiths. O capitão do Gaviões, Rodolfo Brand, num gesto que se tornou famoso, desmontou da vassoura no final da partida e pediu em casamento a capitã do time adversário, Gwendolyn Morgan, que o surrou com a sua Cleansweep Five.


ps:Gina Weasley quando cresce joga como apanhadora


[editar] Pegas de Montrose
Os Pegas de Montrose (Montrose Magpies) mais apelidado como pegas é o time de maior sucesso na história da Liga Britânica e Irlandesa, cuja taça eles ganharam 32 vezes. Duas vezes campeão europeu o Pegas tem fãs no mundo inteiro. Usam vestes nas cores preta e branca com um pega estampada no peito e outra nas costas


[editar] Morcegos de Ballycastle
Os Morcegos de Ballycastle (Ballycastle Bats) foi fundado em 1305 e tem um uniforme preto com um grande morcego vermelho estampado no peito.

Até o agora, o time mais famoso da Irlanda do Norte ganhou a Taça da Liga um total de vinte e sete vezes, e se tornou o segundo time mais bem sucedido na história da Liga. A sua mascote famosa, um morcego frutívoro de nome Banny, é muito conhecida por aparecer nos anúncios de cerveja amanteigada.


[editar] Tornados de Tutshill
Os Tornados de Tutshill (Tutshill Tornados) são uma equipe fundada em 1520. Usam uniforme Azul-celeste com um T duplo, Azul-escuro, no peito e nas costas.

O Tornados teve seu maior sucesso no início do século XX quando, capitaneado pelo apanhador Rodrigo Plumpton, ganhou a Taça da Liga cinco vezes seguidas, um recorde britânico e irlandês.

Plumpton jogou como apanhador pela Inglaterra vinte e duas vezes e detém o recorde britânico pela captura mais rápida de um Pomo de Ouro em uma partida (três segundos e meio).


[editar] Vespas de Wimbourne
Os Vespas de Wimbourne (Wimbourne Wasps) foram fundados em 1312. Seu uniforme possui listras horizontais amarelas e pretas, com uma vespa no peito.

Os Vespas venceram dezoito vezes o campeonato da Liga e foram duas vezes semifinalistas da Taça da Europa. Acredita-se que seu nome vem de um incidente desagradável que ocorreu durante uma partida contra o Flechas de Appleby em meados do século XVII na qual um batedor, ao passar voando por uma árvore no perímetro do campo, notou um ninho de vespas entre os galhos e arremessou-o com uma bastonada em direção ao apanhador do Flechas; este teve mordidas tão numerosas que precisou se retirar da partida. Wimbourne venceu e dali em diante adotou a vespa como símbolo de sorte.

Os fãs do Vespas tradicionalmente zumbem alto para distrair os artilheiros adversários que estão cobrando faltas.Foi o time em que Ludovico Bagmam jogou na sua juventude


[editar] Vagamundos de Wigtown
Os Vagamundos de Wigtown (Wigtown Wanderers) foram fundados em 1422.

Esse clube de Borders foi fundado por sete filhos de um açougueiro bruxo chamado Válter Parkin. Os quatro irmãos e três irmãs formavam em todos os sentidos um time fantástico que raramente perdia um jogo, dizia-se que em parte, pela intimidação que o time adversário sofria ao ver Válter postado a um lado do campo com uma varinha em uma das mãos e o cutelo de açougueiro na outra.

Usam vestes vermelho-sangue com um cutelo prateado no peito. Através de séculos há um descendente dos Parkin no time de Wigtown.


[editar] Orgulho de Portree
O Orgulho de Portree (Pride of Portree) foi fundado em 1922. Usam vestes roxo-escuro com uma estrela dourada no peito.

O "Orgulho", como é conhecido pelos fãs, tem origem na Ilha de Skye. Sua mais famosa artilheira, Catarina McCormack, capitaneou o time na conquista de duas Taças da Liga na década de 1960 e jogou pela Escócia trinta e seis vezes. A filha de Catarina, Meaghan McCormack joga atualmente como goleira no Orgulho.


[editar] Francelhos de Kenmare
Os Francelhos de Kenmare (Kenmare Kestrels) são uma equipe fundada em 1291. Usam uniforme verde-esmeralda com um "F" e um "K" amarelos rebatidos sobre o peito.

Esse time irlandês é mundialmente aplaudido pelas exibições animadas de suas mascotes leprechauns e pelas excelentes audições de harpa de seus torcedores. Os Francelhos são conhecidos por suas táticas criativas e na maioria das vezes funcionais de ataque.

Darrem O'Hare, goleiro do Francelhos de 1947 a 1960, foi capitão da equipe nacional irlandesa três vezes e é considerado o inventor da Formação Ataque Cabeça-de-Falcão para artilheiros.


[editar] Equipes Africanas
Encantadores de Tchamba (Togo)
Mata-Gigantes de Gimbi (Etiópia)
Presunçosos da Patonga (Uganda
Raios de Sol de Sumbawanga (Tanzânia)

[editar] Equipes Oceânicas
Araras de Moutohora (Nova Zelândia)
Guerreiros de Woollongong (Austrália)
Trovões de Thundelarra (Austrália)

[editar] Equipes Americanas
All-Star de Sweetwater (E.U.A)
Azulões de Fitchburg (E.U.A)
Martelos de Halileybury (Canadá)
Meteoritos Queixada-de-Alce (Canadá)
Rasa-árvores de Tarapoto (Peru)
Tropas de Assalto de Stonewall (Canadá)
Águias de Vassoura (Brasil)
Los Armados de La Plata (Argentina)

[editar] Equipes Asiáticas
Toyohashi Tengu (Japão)

[editar] Equipes Européias
Equipes provenientes da Europa, exceto as Britânicas e Irlandesas.

Abutres de Vratsa (Bulgária)
Bombardeiros de Bigonville (Luxemburgo)
Duendes de Grodzisk (Polónia)
Frota de Vassouras de Braga (Portugal)
Fura-bolas de Quiberon (França)
Gárgulas de Gorodok (Lituânia)
Gaviões de Heidelberg (Alemanha)
Karasjok Kites (Noruega)

[editar] Seleções

[editar] Irlanda
Moran
Mullet
Troy
Connolly
Quigley
Ryan
Aidan Lynch

[editar] Bulgária
Dimitrov
Ivanova
Levski
Volkov
Vulchanov
Zograf Ryan
Que fez uma defesa com o pe, citada em A Ordem da Fenix.
Vítor Krum